sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dona Maria

Maria bonita foi embora do sertão cansado, num ônibus clandestino trouxe para São paulo o que podia. O Galo, uma sacola de cebola, a imagem de Nossa Senhora e uma trouxa de roupas. Veio para ficar na casa de uma prima de 3º grau. Logo arrumou um emprego de faxineira na casa de uma família de alta classe. Indicação que a prima conseguiu através de sua patroa.
Só que a família para qual Maria tr
abalhava, acreditava que a faxineira não havia se adequado aos costumes e correria da cidade cinza. Mas com dó, resolveram ajudar e arcaram com despesas de médico psicologo para Maria.
No primeiro dia de sua consulta, sentada na sala de espera com um relógio despertador na mãos, Maria aguarda sua vez, envergonhada, pois achava que estava com roupas simples demais para estar ali no consultório de um Doutor.
Ao entrar na sala, os olhos envergonhados, pede desculpas por sua simplicidade e senta no Divã.
- Maria bonita, tudo bem com a Senhora?
- Tudo sim, seu Dôtô. O Sinhô desculpa deu fala assim, é qui não aprendi a lê i a iscrevi direitu.
- Sem problemas Dona Maria - o médico responde já se sentido intimo.
- Sua patroa me ligou e me contou sua historia, a Senhora é muito corajosa Maria, sair da sua terra assim.
- Obrigada seu Dôtô.

Depois de um tempo de conversa.

- Maria, vejo que a senhora é muito simples e que esta muito bem, só não entendi porque segura esse relógio despertador.
- Ô seu Dôtô, acontece qui minha patroa mando eu aqui, posque eu tava tristi por causa dessa caixinha que faz zumbido.
- Mas isso é um relógio despertador, as pessoas usam para se levantar todos os dias bem cedo e não perder o horário, a Senhora não gosta de levantar cedo?
- Gosto sim Dôtô, é qui eu gostava mais antes, quando era o Zé que me acordava, mas o Zé fugiu tem duas semanas, ai a Patroa me deu esse troço aqui pra ajuda eu a acorda, mas eu não gostu não desse zumbido.
- Zé era seu Marido?
- Não Sinhô, zé era o galo qui eu trouxe da Bahia. Ele cantava junto com o amanhecer do dia, o Sinhô precisava de vê, ouvi meu galo cantando era de deixa qualquer um cantando o restu do dia. Ai agora me deram esse troço com esse zumbido aqui. Maria toca o despertador, o médico faz sinal para desligar.
- Ta vendo, esse zumbido fica na minha cabeça o dia inteirinho, ai eu fico triste e com saudadi do Zé, tô achando que ele voo di vorta pra nossa terra.
- Maria, os galos e galinhas não voam!
- Ah seu Dôtô, quando a gente embiruta faz coisa qui até Nossa Senhora dúvida, o Zé tava cum muita saudadi , não si acostumo com a gente daqui de Sun Paulo, não aguento, endoidou bateu asa e voou.

- Fim.

Nenhum comentário: